Logotipo SEEBMR
Logotipo SEEBMR

Liminar impede Santander de abrir agências no sábado

Publicado em Santander
Liminar impede Santander de abrir agências no sábado

Com liminar concedida ao Sindicato dos Bancários de Macaé e Região na última sexta, conseguimos frear uma atitude unilateral do Banco Santander ao anunciar que suas agências estariam abertas nesse sábado dia 22/01/22. Logo que o banco veiculou matéria na mídia nacional anunciando que abriria suas agências aos sábados começamos nosso movimento contrário a essa atitude. Realizamos conversas nas agências com os trabalhadores, realizamos um tuitaço denunciando essa prática abusiva do banco e somente com a decisão judicial favorável ao Sindicato é que conseguimos que o banco repensasse sua atitude.

O Banco se recusou a manter negociação com o movimento sindical, contrariou o Acordo Coletivo de Trabalho vigente, afrontou a CLT e só mudou seu posicionamento após centenas de liminares desfavoráveis proferidas nacionalmente pela justiça do trabalho.

Foram convocados para o trabalho no sábado os gerentes de negócios e serviços (GNS) de 8 horas; gerentes gerais; e gerentes PJ, PF e Van Gogh. Não iriam trabalhar caixas, GNS de 6 horas e demais cargos não descritos acima.

Sem pagar horas-extras

O Banco negou o pagamento de horas extras alegando dificuldades sistêmicas para tal. Os bancários que trabalharem no dia 22 teriam direito a folgar uma hora e meia para cada hora trabalhada. A compensação se daria na semana seguinte e não nos seis meses praticados por meio da Política Interna de Compensação de Horas, que não foi negociada com o movimento sindical.

Além de convocar para trabalhar em um sábado, durante a pandemia, o Banco ainda se nega a pagar horas extras.

Endividamento é culpa dos Bancos

O banco alega que a inadimplência está alta e numa crescente, o que tem levado muitos clientes a serem negativados, e, por conta disto, ficarem sem crédito no mercado, num momento crítico de desemprego agravado pela crise econômica e sanitária no país.

Agravamento da pandemia

O país vive o agravamento da pandemia do coronavírus, junto com um surto de Influenza (H3N2), o que tem causado aumento nas contaminações nas agências e prédios e prejudicado os bancários.

Os sindicatos constataram uma grande indignação dos trabalhadores em trabalharem no sábado, em meio a um momento crítico da pandemia de Covid-19 e do surto de influenza. Além disto, ao longo da pandemia, o Santander tem exposto bancários ao trabalho presencial, mantido protocolos frágeis contra Covid-19 e intensificado a terceirização que, na prática, significa retirada de direitos.

A mensagem que a Diretoria do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região quer deixar é a seguinte:

"Mesmo diante de todas as adversidades diárias e constantes retirada de direitos do trabalhador, estaremos lutando por respeito ao trabalhador bancário e o cumprimento de nosso acordo coletivo de trabalho. Enfatizamos a fundamental necessidade de toda a categoria estar junto do Sindicato, essa vitória é nossa e de todo o movimento sindical.
Sindicalizar é preciso e fundamental pois ninguém conquista nada sozinho, precisamos que a categoria venha conosco.
Juntos somos mais fortes."

Link para as fotos de visitação as agência para conferir o cumprimento da liminar:
Fotos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER