Em negociação com a Comissão de Organização dos Empregados (COE), nesta terça-feira (27/10), o Itaú apresentou uma proposta de acordo sobre teletrabalho, ponto eletrônico e quitação do espelho do ponto. O Sindicato vai analisar a proposição e levá-la ao debate com a categoria bancária, em sua base de representação. O acordo deve regulamentar o trabalho à distância.
O banco propôs o pagamento uma ajuda de custo de R$ 960, em duas parcelas semestrais de R$ 480. Irá respeitar os intervalos para refeição e os períodos de descanso. Serão mantidos, integralmente, os vales refeição e alimentação. O vale transporte vai ser pago proporcionalmente, para os dias em que o funcionário fizer o trabalho presencial, no local de trabalho. O banco vai fornecer o equipamento (computador e cadeira ergométrica).
Na reunião, a direção do banco apresentou proposta de controle de jornada e quitação das obrigações do registro de ponto dos funcionários. Além do controle mensal do registro de ponto diário, os funcionários poderão acessar um termo de quitação de suas horas semestralmente e terão a possibilidade de concordarem ou não. Caso não haja concordância o funcionário deve procurar o sindicato e abrir um chamado na Central de Pessoas.
Os sindicatos acompanharão todo o processo para garantir que não haja irregularidades. A quitação é opcional e se refere somente à jornada trabalhada, não impedindo nenhuma outra reclamação trabalhista.
*Com informações da Contraf-CUT.