Empregadas e empregados da Caixa aderiram ao chamado da Contraf-CUT, Fenae, Apcefs e diversas outras entidades de representação sindical e associativas para que eles acessassem o site da Central Saúde Caixa e fizessem suas solicitações de melhorias no plano de saúde.
Se você ainda não participou, entre também nesta batalha! Basta seguir esses passos:
1. Abra o site da Central Saúde Caixa (https://centralsaudecaixa.com.br/fale-conosco/)
2. Selecione “nova solicitação”
3. Se identifique
4. Coloque seu contato
5. Coloque a solicitação que entender pertinente.
“Já nas primeiras horas do dia, recebemos muitos prints de tela e mensagens, de diversas localidades do país, exigindo melhoria na qualidade e no custo do plano. Mais de três mil solicitações haviam sido registradas, o que demonstra a grande participação”, informou o diretor da Contraf-CUT e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa, Rafael de Castro.
“Sabíamos que haveria uma grande participação, pois as entidades associativas e os sindicatos de representação da categoria bancária recebem diariamente estas reclamações”, disse a empregada da Caixa e secretária de Formação da Contraf-CUT, Eliana Brasil. “Nós transmitimos essas reclamações do pessoal da Caixa ao banco e ao pessoal que administra nosso plano de saúde, mas é importante que eles vejam que a demanda por melhorias é muito alta e percebam a urgência da solução”, completou.
“O Saúde Caixa é um excelente plano. Tem coberturas que outros planos do mercado não têm, mas existem muitas coisas a serem melhoradas”, explicou Rafael de Castro. “A grande adesão é proporcional à necessidade de melhorias a serem feitas”, completou, ao ressaltar que as maiores reclamações são com a falta de médicos especialistas na rede credenciada, principalmente nas cidades e bairros mais afastados; a demora para autorização de exames; e com o aumento do custo do plano.
“Existem casos em que médicos, clínicas e hospitais colocam nos pedidos de autorização, procedimentos que não foram realizados ou com valores muito acima do valor cobrado por outros profissionais pelo mesmo procedimento. Como se trata de um plano de autogestão, com parte do custo recaindo sobre os próprios trabalhadores, esta prática acaba elevando os valores das mensalidades”, explicou o coordenador da CEE. “Por isso, insistimos tanto na descentralização do controle de credenciamento e descredenciamento da rede. Além de ajudar a melhorar o atendimento, esta maior proximidade ajuda nesse controle e, com isso, na redução dos custos”, completou.
A campanha é uma iniciativa da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), e de diversas outras entidades de representação sindical e associativas dos trabalhadores, que visa mostrar, para o banco e para o pessoal que administra o plano de saúde, que o pessoal da Caixa (não apenas as entidades sindicais e associativas dos trabalhadores) querem melhorias na rede de atendimento e uma solução para o aumento do percentual de custeio pelos trabalhadores.
A orientação da Contraf-CUT, por meio da CEE, é para que os empregados acessem o site da Central de Atendimento do Saúde Caixa e registrem suas reclamações. E para que os sindicatos, todo dia 20 de cada mês, realizem atividades nas unidades da Caixa explicando às empregadas e aos empregados o objetivo da iniciativa e da importância de cada uma e cada um efetuar suas reclamações diretamente no site da Central Saúde Caixa.
“Vamos manter estas ações, mês a mês, até que a Caixa melhore a rede credenciada de atendimento e altere seu Estatuto Social, promovendo a retirada do teto de custeio do banco com a saúde de seus empregados, e não aumente ainda mais os valores a serem pagos pelos empregados”, disse Rafael de Castro.