Bancários do Itaú, da base do Sindicato dos Bancários de Macaé e Região, aprovaram através de assembleia remota, realizada nesta última segunda-feira (6/1), o Acordo Coletivo de Trabalho 2025.
O acordo foi aprovado por 80% dos votantes.
Puderam participar: bancários, sócios e não sócios, da base territorial do Sindicato, que prestam serviço para o Banco Itaú Unibanco S/A; Itaú Unibanco Holding S/A; Banco Itaú Consignado S/A; Financeira Itaú CBD S/A – Crédito, Financiamento e Investimento e Luizacred S/A Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento e Redecard Sociedade de Crédito Direto S/A.
Confira as propostas:
Auxílio Educação com EAD
A bolsa foi ampliada para 12 parcelas e passou a incluir a modalidade de ensino a distância (EAD)
Retorno gradual da licença-saúde
Isso significa isenção total das metas nos primeiros 30 dias, redução para apenas 25% das metas no segundo mês e redução para 50% das metas no terceiro mês.
Teletrabalho
A ajuda de custo mensal a ser de R$ 109,43 (a da CCT é R$ 94,55), com direito para quem trabalhar remotamente pelo menos uma vez por semana.
Vale-Cultura
O Itaú não aceitou a concessão do benefício, mas propôs ampliar parcerias com entidades culturais, esportivas e comerciais, deixando espaço para que o movimento sindical desenvolva novas iniciativas conjuntas.
Banco de horas semestral
A renovação do banco de horas semestral ficou com a compensação de horas funcionando da seguinte forma: 1 para 1 em dias úteis, 1 para 2 em feriados e 1 para 1,5 aos sábados e domingos. O banco também reafirmou que não pretende abrir agências aos finais de semana, salvo exceções previamente comunicadas aos sindicatos.
Ponto eletrônico e validação do registro
Serão renovados os acordos de ponto eletrônico e de validação de ponto, com todas as garantias para que os trabalhadores e trabalhadoras tenham sua jornada respeitada.
Criação de grupos de trabalho bipartites para discutir segurança e diversidade
Os GTs serão criados para aprofundar debates em temas cruciais como saúde, segurança e diversidade.